Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

LIVRE PARA VOAR...O PASSARINHO

“LIVRE PARA VOAR”
O PASSARINHO


- Menino fique quieto você vai se machucar. Você ainda é muito pequeno, volte para o poleiro.
- Eu quero brincar mamãe. O que é aquilo lá embaixo?
- É o cão da casa meu filho.
- Mas ele faz um barulho estranho e muito alto. - É assim que ele fala, nós não o entendemos, mas de alguma forma ele nos protege.
- E como ele se chama mamãe?
- Não sei filho, somente cachorro.
- E o que são essas coisas mamãe?
- São os donos da casa, eles que cuidam de nós e também nos alimentam, e cantamos para eles, meu filho.
- Eu vou cantar também mamãe?
- Logo, logo, você estará cantando.
- Mas eles nem olham para nos mamãe!
- É que já se acostumaram e nem percebem que estamos aqui.
- Mamãe, eu quero sair e voar lá fora.
- Não meu filho, eles não vão deixar.
- Porque mamãe?
- Eles nos tratam como um objeto e querem ficar nos ouvindo o tempo todo.
- O que é objeto, mamãe?
- É como se fosse uma peça. Está vendo aquele sofá ali embaixo? É uma peça e muito importante, eles sentam para conversar, mas nem percebem que ele está ali também.
- Mamãe, porque eles estão cobrindo nossa casa?
- Bem filho ninguém sabe, mas toda tarde assim que o sol se esconde eles vêm com essa mania.
- Será mamãe que eles não querem que nós vejamos alguma coisa?
- Sei lá filho! Sei lá, vamos dormir.
- Estou com fome mamãe.
- Coma o que os eles puseram durante à tarde.
- Mas é horrível comer aquilo.
- Sim menino, mas é a única coisa que nos oferecem, como isso há anos.
- Mamãe porque eles não colocam alguma coisa com sabor mais gostoso?
- Não sei filho, eles acham que gostamos, e nunca trocam o cardápio. É sempre essa semente horrorosa, e ainda temos que agradecer, cantando, pois às vezes eles se esquecem, então temos que cantar e cantar muito, senão partimos, coma e vá dormir.
- Menino fique quieto, volte para o seu poleiro.
- Mamãe o que é aquela luz e muitas coisas balançando?
-Menino aquilo faz parte da natureza, é o sol que brilha, e vento que balança as folhas das árvores. Elas que dão frutos gostosos, sombra e segurança para nossos semelhantes que estão soltos.
- O que é solto mamãe?
- Solto é ser livre. Nossos semelhantes estão livres, podem voar, subir e descer, podem viver e vão muito longe, podem conhecer outras terras, as matas, os rios, migram de um lugar para outro, fazem seus ninhos onde querem, amam somente os que desejam e não o que eles nos impõe.
- Mamãe eu quero ser como eles.
- Não meu menino, você não pode, você nasceu aqui nesta casa, você está encarcerado, seu espaço para voar e brincar é somente este. E logo vão nos separar e você terá um cárcere somente seu.
- Mas eu não quero me separar de você mamãe. Quero ficar aqui a vida toda ao seu lado.
- Menino eles não vão permitir. A separação será inevitável, pois, enquanto você não sentir saudade, não conseguirá cantar. E é isso que eles esperam de você.
- Mas se gostam quando cantamos, porque não nos soltam para cantarmos ali na árvore junto com os outros e eles vão nos ouvir, mamãe!
- Não menino eles são egoístas, querem que cantemos somente para eles.
- Eu não quero ficar somente aqui nesse cárcere, quero conhecer tudo que a vida pode me oferecer mamãe, o que fizemos para merecer vivermos presos assim?
- Nascemos pássaro meu filho, e eles com a força do poder resolveram nos prender. Filho eu estou vendo uma casa nova pendurada ao lado, com certeza ao amanhecer você estará morando nela.
- Não quero, não quero, vou ficar aqui...
- Menino fique quieto você vai se machucar. Eles apenas querem te transferir para a nova casa, você já cresceu e aqui ficou pequeno para nós dois. O que está achando filho, a sua casa é maior, aproveite, veja o sol e as árvores, ela fica em frente à janela e a sua visão é mais privilegiada que a minha. Não chore meu filho, não chore, você está cantando, e cantando muito bonito.
- Estou cantando de dor...de dor no peito, minha mãe.Nunca senti isso antes, queria estar ai com você ou voando lá fora. Dói, dói muito mamãe.
- É preciso cantar para poder suportar essa dor. Vamos mamãe cante...cante comigo...somente assim vou poder sobreviver.

...ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO...ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO... ÓH! MEU AMOR...QUEM TE DISSE ASSIM...QUE A FLOR DO CAMPO...É O ALECRIM?........
- Mamãe o que é isso em cima da minha casa?
- Cuidado filho é um gato.Ele quer te pegar, fique longe dele, pule de um lado para outro, assim ele não conseguirá pegá-lo e cante, cante muito.Eu vou ajudar, vamos chamar atenção para alguém poder lhe salvar.
- Que barulho é esse mamãe?
- É o velho cão da casa, não falei que ele cuidava de todos aqui. Precisamos agradecer, pois colocou o gato para correr e salvou você meu menino.
- Ele está nos olhando parece que está nos entendendo, mamãe vamos cantar...e cantar... ele saberá que estamos agradecendo. Mamãe o que eles estão fazendo no objeto sofá?
- Não olhe meu filho, chamam isso de amor.
- Mas mamãe parece que estão brigando, estão se enrolando...até tiraram a roupa.
- Vamos dormir menino, já está na hora.
- Mamãe eles nem se preocuparam em cobrir nossa casa hoje?
- É!
- Estão muito ocupados não é mamãe!.......................

- Meu filho você está crescendo, já não o entendo como antes. Você não me chama mais de mamãe e nem me convida mais para cantar. Agora canta sozinho o tempo todo, não fala comigo, fica aí cantando e cantando. Fale comigo meu filho, e pare de chorar.
- Preciso sair daqui mamãe, estou sofrendo muito. Vejo nossos semelhantes livres lá fora, vão e vem, crescem, casam e logo vejo outros deles menores, mas logo crescem também e ficam livres, e eu fico aqui, por quê? Mamãe!? Porque eles não me soltam para que eu possa voar e conhecer o céu, as nuvens, a chuva, o sol, vou cantar, cantar, até que consiga atingir o coração de um deles, me ajude mamãe...me ajuda... vamos cantar como nunca..................

...ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO...ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO... ÓH! MEU AMOR...QUEM TE DISSE ASSIM...QUE A FLOR DO CAMPO...É O ALECRIM?........
- Mamãe! Mamãe! Mãezinha! Você está zangada comigo...Fiz alguma coisa que a aborrecesse...Estou notando que você não come, e nem bebe direito há dias, e não sobe mais no seu poleiro...Fica aí no cantinho...quietinha...jururu... o que está acontecendo mamãe?
- Filho, devo partir logo, há minha hora está chegando, não consigo vê-lo, somente ouvi-lo. Quero que você saiba que a mamãe te ama muito e compartilha de sua dor...dor que esmaga meu pequeno coração, mas que é do tamanho do mundo e é todo seu...Cante, cante para mim, pois quero ter a certeza que você está aí, e me ajudará, terei saudades...Tanta saudade meu filho...
- Mamãe, não estou entendendo nada, o que é partir?
- Mamãe, mamãe.Mamãe.Mamãe.................................
- O que você está fazendo na casa de minha mãe?
- Quem é você?
- Sou um canário do reino. O mais legítimo canário do reino. Fui adquirido por um preço exorbitante, nenhum outro pássaro foi tão valorizado...Fui o astro da feira... e aqui estou menino, não queria ocupar a casa de sua mãe, mas não tive escolha. A minha plumagem e o meu canto encantou o comprador que não economizou para adquirir-me. Fui jogado para esta gaiola. Meu rapaz, na feira comenta-se muitas coisas... ouvi dizer na feira que sua mãe morreu e vim para substituí-la.
- Minha mãe o quê? Repita seu canário. Ela disse-me que ia partir, minha mãe nunca mentiu para mim.... O que é morrer seu canário do reino? Diga-me o que é morrer?
- Menino, morrer é acabar, falecer, sumir...deixar a vida, é o fim. Vamos embora e não voamos mais, não comemos, nem bebemos e principalmente não cantamos, nossos corpos são enterrados, geralmente no jardim e logo uma flor nasce em homenagem àqueles que partiram. Meu menino... Sua mãe nasceu e viveu aqui nesta gaiola, que você chama de casa, mas na verdade foi prisioneira e o tempo todo escrava do canto, cantava para sobreviver. Cantava para emocionar, cantava também para te fazer feliz, cantava com esperanças de um dia ser livre, mas foi embora sem sentir o ar da liberdade, sem sentir a carícia do vento em seu ser. Não chore meu menino... sua mãe com certeza sabia o que o destino reservara para ela, e agora deve estar num lugar melhor do que aqui. Cante, isso mesmo, cante meu menino... cante, cante de dor e de saudade.

...ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO...ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO... ÓH! MEU AMOR...QUEM TE DISSE ASSIM...QUE A FLOR DO CAMPO...É O ALECRIM?........

- Meu menino... eu que já voei pelos quatro cantos do mundo, tenho o coração vazio.. Voei pelos campos...nos campos vi flores...nas flores o mel...As noites estreladas, quando tem luar ficam ainda mais bonitas, dando-nos uma falsa esperança de liberdade. Sabe meu menino...eu também não sou de ferro...quando fui preso deixei meus pequeninos sozinhos. É muito cedo para eles compreenderem que eu não os abandonei, fiquei á frente dos caçadores para protegê-los. A alegria que sentia quando voava para alimentá-los não sinto aqui. Estou sofrendo, mas agora cantar talvez seja a solução...Cante ...Cante comigo....

...ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO...ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO... ÓH! MEU AMOR...QUEM TE DISSE ASSIM...QUE A FLOR DO CAMPO...É O ALECRIM?........
- Meu menino...Tenho notado que há dias você não come e nem bebe direito, não salta e nem canta, você está doente, reaja, você ainda é muito jovem,. Agora que te encontrei não quero perdê-lo. Por favor reaja, salte...Vamos salte sobre o seu poleiro e cante, vamos cante menino. Por favor cante...cante...
- Sr.canário do reino não quero, preciso de liberdade. Eu estou muito triste, tenho tanta saudade de minha mãe...de ouvi-la cantar. Sr canário do reino não estou enxergando nada, não tenho sede e nem fome, estou fraco, cansado, preciso dormir. Vou ficar aqui quietinho... jururu no meu cantinho. Sr. Canário do reino cante para mim, cante alto e forte. Por favor, cante...............................
...ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO...ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO... ÓH! MEU AMOR...QUEM TE DISSE ASSIM...QUE A FLOR DO CAMPO...É O ALECRIM?........
- Mamãe, você está aqui. Você voltou, você está livre, está voando. Que céu lindo, quantos pássaros, quantas árvores, quanta liberdade, mamãe você está linda.
- Meu filho, você agora está livre, eu estava te esperando. Ninguém mais pode nos prender, vamos voar como nunca, estamos livres agora, vamos meu filho.
- Vamos mamãe. Vamos....................................




Nenhum comentário:

Postar um comentário