Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

BAILARINA




Catarina chegou ao auge de sua carreira aos 18 anos de idade. Foi considerada uma das melhores bailarinas do Brasil. Era uma artista prodígio. Ganhou todos os prêmios possíveis, viajando o mundo e participando de várias companhias de teatro. Inaugurou sua academia em São Paulo onde muitos jovens cursavam música e dança de diversos ritmos. Porém, sua carreira fora abreviada. Hoje aos 42 anos de idade sofre por não poder exercer sua profissão devido à saúde debilitada. A conselho médico e orientação terapêutica partiu para o interior de São Paulo, hospedando-se na casa de sua Tia, onde desfrutaria de ótimo clima e águas medicinais que seriam benéficas para sua saúde prejudicada devido à poluição e o estresse da cidade grande. 

Assim, chegou numa cidade próxima a Águas de São Pedro, que oferecia águas medicinais, minerais, banhos de imersão, ar puro, que ajudariam a recuperar sua saúde. Nas proximidades havia várias fazendas repletas de pinheiros e eucaliptos que contribuía muito para a boa qualidade do ar. As cidades da região tinham como fonte de renda a cana de açúcar. Sr. João Pedro era um dos maiores produtores do local. Tinha muitos empregados que trabalhavam nos canaviais horas a fio, dia após dia, com pouco tempo de descanso. Foi ele que ao saber da chegada da tão influente personalidade providenciou uma recepção digna e convenceu o prefeito a lhe entregar a chave da cidade como homenagem. Catarina com seu carisma logo envolveu toda a comunidade. Não demorou muito para que ela começasse a enxergar as maravilhas da cidade. Ficou encantada com sua organização e com a receptividade das pessoas. Havia muitos jovens, adolescentes e crianças. 

Com o tempo notou que havia poucas atividades e que todos se limitavam em estudar, não tinham lazer. As crianças brincavam de rodas, de pega-pega, e os jovens sentavam-se nas calçadas para conversar. Catarina logo começou a fazer parte daquele círculo de amizades. A sua saúde a cada dia se estabilizava com os tratamentos terapêuticos ajudado pelo clima e banhos, acompanhado é claro de um rigoroso tratamento alopático para não ter recaída e se recuperar o mais breve possível. Era visível sua melhora. Caminhava por toda cidade, assim podia manter contatos e verificar as necessidades dos jovens, então teve uma brilhante ideia. Ao chegar em casa discutiu o assunto com sua tia, e logo recebeu todo apoio. Dona Mercedes era proprietária de um dos balneários mais frequentados pelos turistas que visitavam a cidade. Tinha uma sala que não estava alugada e cedeu de imediato para que Catarina concluísse sua ideia. 

Em pouco tempo Catarina trouxe de São Paulo equipamentos que estavam ociosos em sua academia para instalar ali uma filial. Estava motivada e divulgou em toda a cidade que daria cursos de dança e música para os jovens. As aulas eram gratuitas, fato que levou várias crianças a se matricularem. Apresentou sua arte através de vídeo, bem como a evolução da dança e da música através dos tempos e o interesse de países do primeiro mundo nesta arte. Catarina estava com a sala lotada. Aproveitou a oportunidade para criar vários grupos de dança atendendo a todas as faixas de idade. As aulas de música foram um dos motivos da grande afluência de jovens. Iniciou alguns ensaios e logo apareceram os talentos, jovens com vocação em todas as categorias deslumbram a experiente professora. 

Para sua alegria muitos alunos quiseram aprender balé e ginástica rítmica. Catarina trouxe de São Paulo uma professora de música e passou a se dedicar somente à dança, envolvendo-se com todos os grupos e ritmos. Após alguns meses de ensaio Catarina ficou extasiada ao ver desabrochar um casal de onze e doze anos, Priscila e Tiago, que tinham leveza e suavidade, pareciam flutuar. 
Com sua vasta experiência, entendeu que o destino a colocara naquele lugar para descobrir aqueles talentos, mas não se deixou levar por tamanha alegria e continuou a atender todos os alunos que durante meses ensaiaram exaustivamente e já se apresentavam nas festas da cidade, sempre com enorme sucesso. Catarina recuperou sua saúde completamente, nem parecia àquela bailarina que há alguns meses atrás chegou um tanto cabisbaixa. E demonstrava a todos que estava realizada novamente, pois estava exercendo sua profissão, não mais dançava, porém ensinava o que de melhor sabia fazer. Sentia-se gratificada por isso, durante as aulas que eram divididas em turmas, Priscila e Tiago eram os destaques, ela tinha a certeza que ambos nasceram para dançar juntos, faziam um par perfeito, dançavam qualquer ritmo, tudo que tocasse em matéria de música estava sob medida para seus passos, e cada coreografia parecia completar a música. 

Catarina, empolgada, e, após muitos ensaios inscreveu a dupla em um concurso em São Paulo, que iria selecionar os trinta melhores dançarinos para futuras contratações de diversas companhias de dança. 
Confiante no talento dos jovens, porém consciente da falta de experiência deles, via uma ótima oportunidade de envolvê-los num mundo cheio de magia. Acreditava que seria um estímulo para nunca desistir de sua arte, mas não podia deixar de mostrar-lhes a exigência do profissionalismo. O dia da apresentação chegou, com transmissão por circuito fechado para vários locais. 

A apresentação era por categorias. Priscila e Tiago obtiveram ótimas notas com exposição de mais de sessenta duplas em três dias de concurso. Eles se classificaram em trigésimo lugar, apesar da perfeita combinação de ambos. Outras duplas ficaram a sua frente por estarem em um estágio mais avançado, pois tiveram a oportunidade de se apresentarem em outras ocasiões mantendo o equilíbrio emocional, que faltou á Priscila e Tiago. 
Por serem muito jovens entenderam que aquela classificação era vexatória e foram expostos ao ridículo perante os amigos, vizinhos e parentes. Catarina com tantos anos de experiência colocou-os no colo acariciando-os e acalmando-os. Comentou sobre a importância dessa participação. Mostrou-lhes a importância de terem chegado em último lugar e dizia: 

- Olhe quantas duplas não se classificaram entre tantos inscritos, portanto vocês podem considerar-se felizes e privilegiados com esta classificação. Procurem olhar também a experiência que adquiriram na apresentação para um público exigente que aplaudiram e se entusiasmaram com vocês. 
Partindo desse ponto de vista a dupla se animou e estavam preparados para reiniciarem os ensaios assim que retornassem. 
A repercussão desta participação deu manchetes nos jornais da cidade, o que chamou a atenção do senhor João Pedro, pai de Tiago que permitiu que seu filho praticasse algum tipo de atividade que mais se aproximasse das danças de salão, pois ele quando jovem frequentou muitos bailes, achava o balé uma dança feminina, agravado ainda com o tipo de agasalho que mostrava os contornos do corpo do pequeno Tiago. Enfurecido e desequilibrado, foi até a escola e proibiu o menino de praticar e frequentar os ensaios. Apesar de todos os argumentos da professora aonde destacava o talento do garoto para a dança, o homem saiu arrastando Tiago pelo braço mostrando todo seu descontentamento, e falando alto dizia: 

- Você é um homem, e não pode praticar esse tipo de dança. Eu não vou ser alvo de comentários na cidade com relação a sua sexualidade. Jogou o menino no banco de trás e saiu numa disparada cantando pneu em direção a sua fazenda. A estrada ligava o município à rodovia principal. Em alta velocidade discutia com o menino que argumentava que iria continuar a dançar. Irritado Sr. João Pedro não observou que um dos caminhões carregado, sem respeitar a sinalização, saía de uma das fazendas, entrou na pista sem dar sinal atravessando na frente do carro, provocando uma manobra arriscada. João Pedro freou e desviou do caminhão, desgovernado adentrou muitos metros o canavial. Tiago sem o cinto de segurança foi parar no banco da frente por cima de seu pai. Felizmente fora só um susto, porém este susto agravou ainda mais a situação, pois João Pedro responsabilizou o menino por aquele acidente fazendo questão de lhe mostrar que se não fosse por ele não teria acontecido este fato que quase os levou a morte. Tiago triste e inconformado resolveu não acatar as ordens do pai. Continuou a frequentar as aulas às escondidas. Catarina já havia inscrito o casal para participarem de um evento na cidade e se apresentariam com um número que estava simplesmente perfeito, onde Priscila e Tiago dançariam como se flutuassem e ao erguê-la no ar encerrariam a apresentação. 

O dia da tão esperada apresentação dos alunos da professora Catarina chegou, o ginásio de esporte da cidade ficou lotado, todas as autoridades e empresários estavam presentes, não podia faltar ninguém. Principalmente Sr. João Pedro que mesmo contrariado com a apresentação tinha que demonstrar uma falsa alegria para os convidados e até mostrava que tinha algum conhecimento sobre o assunto. Tiago sabia que seus pais estariam presentes ao evento. Determinado resolveu por conta própria vestir-se de menina para disfarçar e participar da apresentação. Durante duas horas todo o ginásio ficou entusiasmado com a façanha que os jovens estavam protagonizando, era algo que levava o nome da cidade ás alturas, pois eles estavam elevando também a cultura na cidade. O início da apresentação se aproximava, as luzes se apagaram, apenas um refletor, uma faixa de luz cai sobre Priscila que fica de braço postado como se estivesse esperando alguém, nesse momento, outro facho de luz vai ao encontro de outra jovem que se aproxima, a música começa, as duas iniciam a dança, na plateia todos apreciavam os passos das dançarinas, em silêncio os expectadores se fascinam com tamanha harmonia e suavidade. Quinze minutos de espetáculo. 

- Tudo perfeito. Comenta Sr. João Pedro á sua mulher. 
- Mas, poderia ser um rapaz o parceiro da menina, a cena fora linda, mas não combina bem duas meninas dançando. Tiago certo de que fez a coisa certa, começou a tirar a roupa de menina, sem perder o passo, ficando somente com o agasalho colado ao corpo, em seguida tirou a peruca e o belo jovem apareceu diante de toda platéia, somente a professora e Priscila não se surpreenderam, pois apesar de não saberem da decisão de Tiago, nada mais podiam fazer. Neste momento Sr. João Pedro ruborizou-se, todos os convidados olharam para ele que ficou desorientado, a apresentação continuava estava na fase final. Tiago durante os rodopios da coreografia observou seu pai caminhando apressadamente dando a volta pelo ginásio, passou pela plateia e sem olhar para trás, retirou-se. A tristeza por alguns segundos tomou conta de seu coração, lágrimas começaram a rolar em seu rosto, mas com os aplausos de todos que estavam presentes e que acreditavam que aquela transformação de Tiago fazia parte da apresentação, não economizaram elogios, gritos, assobios e muitos aplausos, a dupla da noite foi um sucesso Tiago por um momento esqueceu sua dor. Agradeceu, sempre de mãos dadas com sua parceira. 

A partir desse dia o relacionamento entre pai e filho piorou. Não mais se falavam. Sr. João Pedro homem influente, observando a falta de documentação bem como autorização da prefeitura e o não pagamento de impostos por parte da academia, e ainda sem licença para exercer a profissão de professora, uma vez que ela estava afastada para tratamento médico, conseguiu por meios legais fechar a academia por tempo indeterminado. Catarina quando soube da decisão teve uma forte recaída, adoeceu novamente e precisou ficar de repouso. Mas para sua alegria começou a ouvir música em frente a sua casa. Pediu para sua tia abrir as cortinas e para sua surpresa viu seus alunos entre outros jovens inconformados com o fechamento da escola e com uma ação organizada juntaram-se ali e a homenageavam, dançando e cantando como se estivessem nas aulas. Era um sinal de protesto, que em pouco tempo foi acrescido de uma multidão que queriam mostrar a professora que estavam do seu lado. 

Catarina emocionada percebeu que não saberia mais viver sem aqueles jovens e adolescentes, mas nada poderia fazer no momento. 
Durante seu restabelecimento recebeu a visita de um importante executivo de uma companhia de dança que estava no ginásio no dia da apresentação e ficou encantado com Tiago. Gostaria de contratá-lo, mas logo foi informado que não teria a aprovação do pai do rapaz. E Catarina somente aprovaria a contratação se promovessem uns testes onde Priscila pudesse mostrar sua arte. E tentaria usar sua influência com a mãe de Tiago que aceitava a carreira que seu filho tinha escolhido. 

Como era de se esperar Tiago foi selecionado, Priscila apesar de ser uma das melhores dançarinas ainda não tinha conseguido fisicamente uma postura adequada, parecia ainda muito franzina apesar de sua elegância. Tinha como concorrentes algumas adolescentes excelentes também, que poderiam fazer par com Tiago, a companhia necessitava urgentemente de dançarinos e Tiago se enquadrou perfeitamente no projeto. E a grande dupla se separou pela primeira vez. Mesmo sem o consentimento do pai, mas apoiado pela mãe Tiago partiu com a companhia. 
O talento do rapaz foi rapidamente explorado, após ganhar vários concursos nacionais e internacionais iniciou varias turnês pelo mundo com uma das maiores companhias tornando-se o principal dançarino. 

Em pouco tempo o sucesso era uma realidade, agora era mundial, o jovem era reconhecido como revelação na arte de dançar e todos queriam vê-lo. Fixando-se em Paris deu continuidade aos estudos e fazia espetáculos quase que diariamente, apresentações que estavam com ingressos esgotados para toda a temporada. 
Priscila ficou na cidade e logo se tornou moça, desenvolveu rapidamente seu corpo e agora era uma bela jovem ensaiando na academia que conseguiu após uma pressão dos jovens e um movimento popular reabri-la. Além das aulas de dança e música com tanta gente apoiando, Catarina iniciou também uma nova atividade, passou a dar exercícios de condicionamento físico com ritmos suaves todas as manhãs aos trabalhadores que ficavam a espera do caminhão que iria levá-los para as fazendas. Em pouco tempo começaram os resultados os trabalhadores, passaram a ter mais disposição e menos cansaço, já não parecia tão pesado o trabalho e por consequência melhoraram a produtividade no corte da cana. 

Sr. João Pedro estava satisfeito com o progresso que fora notável, somente assim percebeu que Catarina tinha trazido para cidade um estímulo, não só para os jovens, mas para os trabalhadores também. E que seu trabalho era muito benéfico para aquela comunidade, passou então a apoiá-la em seu projeto, inclusive a ajudá-la na escola, com melhor espaço físico, equipamentos musicais e instrumentos. Foi ele o responsável pela construção do coreto da praça e a criação da primeira banda com patrocínio de suas fazendas. 

A mãe de Tiago, apesar de ver seu filho brilhar no exterior, sentia muita saudade, e queria tê-lo por perto definitivamente. Convenceu então João Pedro, para que o trouxesse de volta, uma vez que deixara de lado o preconceito com a dança, e até apoiava a escola da cidade. Sr. João Pedro, prontamente escreveu a seu filho, pedindo que voltasse, daria todo apoio que precisasse aqui no Brasil ao lado dos seus, e que certamente seria reconhecido pelo seu talento. Tiago, emocionado com a mudança de comportamento de seu pai imaginou a cena de estar dançando e seu pai entrando pela porta do estádio, fazendo toda à volta e sentando-se para assisti-lo. Não via a hora de voltar para casa. Quando Catarina soube de seu retorno promoveu uma grande festa para recepcioná-lo, gostaria de ver Priscila e Tiago dançando o último número como antes, já com técnicas, coreografias, e passos marcados. O Grande dia chegou, para todos da cidade a expectativa era grande em rever Tiago, hoje um grande dançarino, Priscila estava feliz, sabia que ao lado de Tiago, sua chance de se destacar seria maior. Tiago desceu do avião no aeroporto de Guarulhos em São Paulo já com o motorista a sua espera, pois os minutos contados para a apresentação. Tiago apressava o motorista, não queria se atrasar. Muitos o esperavam, e ele estava com saudades de todos. No ginásio lotado durante algumas horas os alunos se apresentaram com uma participação especial de dança dos trabalhadores do corte da cana. O final se aproximava, todos esperavam por esse momento, Tiago agora estava perto já podia ver a fazenda de seus pais. 

- Acalme-se em quinze ou vinte minutos estaremos lá, dizia o motorista. 
- Não posso chegar atrasado. 
Sr. Felipe, o homem que conduzia o carro já em alta velocidade olhou nos olhos de Tiago e disse: 
- Esta estrada é muito ruim e mal sinalizada, e nesses caminhoneiros que trabalham a noite não podemos confiar. 
- Deixa de bobagem, vá em frente. 
O espetáculo continuava. O ginásio lotado, as luzes se apagam todos esperando a entrada triunfal de Tiago, apenas, um foco de luz sobre Priscila, ela fica postada, braços abertos como se estivesse esperando seu parceiro, o som da música ecoa sobre todo o ginásio, ela dá os primeiros passos, a multidão se encanta, agora vários fachos de luzes coloridas se entrelaçam, Priscila dança suavemente, uma lágrima rola de seu rosto, o brilho provocado pelos holofotes centralizava à bela bailarina, ofuscando a vista de todos, mas era possível ver os contornos de um rapaz dançando e a conduzindo. A presença de Tiago foi sentida e a coreografia atingiu seu ápice, o público delirou Catarina vibrava, a alegria era tanta que andava de um lado para outro dizendo: 
- Que beleza, está magnífico. Assim que se encerrou a apresentação, e ao acender das luzes, puderam perceber que Priscila dançou o tempo todo sozinha, era uma verdadeira bailarina, mas onde está Tiago, todos perguntavam...Afinal esta festa seria para ele, será que não conseguiu voo para o Brasil? Naquele momento, entrou pelo ginásio o delegado da cidade, e ao se aproximar do Sr. João Pedro que se encontrava extremamente aflito com o atraso do filho o informou que um grave acidente tinha acontecido a mais ou menos quinze minutos na estrada, um caminhão saiu de uma de suas fazendas sem obedecer à sinalização e atravessou a estrada provocando um terrível acidente, onde ocorreram mortes instantâneas o motorista e Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário